Como comparar modelos de smartphones: o que realmente faz diferença?

Bateria? Câmera? Conheça quais características você precisa ficar de olho para fazer a melhor escolha

Entre tantas opções, selecionar qual aparelho será o seu próximo smartphone é uma tarefa complicadíssima. Você precisa considerar diversos aspectos: o preço e o custo-benefício da compra, as características internas do aparelho, como é o seu modo de uso com ele…

Então, fazer uso dos simplesmente incríveis — e muito úteis — descontos nas Casas Bahia on-line será a ação inicial para que a decisão por você tomada seja a mais inteligente e acertada possível. Além do melhor preço para o seu bolso, é igualmente importante comparar as características das principais peças dos smartphones. Não sabe o que pode fazer a diferença na sua experiência? Entenda melhor no texto a seguir.

Processador

Analisar cuidadosa e detalhadamente o processador do celular é indispensável para assegurar o apropriado funcionamento dele. Afinal, ele é que é responsável por rodar o sistema operacional do aparelho, realizando também todas as tarefas do celular. Nesse sentido, merece cuidado especial a análise do número de núcleos que o processador apresenta.

Isso porque ele pode ter quatro, seis ou oito núcleos, com chance até de ter mais. Portanto, as operações realizadas pelo aparelho são mais eficientes — sem lentidão ou travamentos — conforme o número de núcleos que ele tem. Logo, quanto mais, melhor! Essa mesma lógica vale para considerar a velocidade do processador: quanto maior for o GHz da peça, mais tarefas cada núcleo pode realizar sem problemas.

Memória RAM

Memória RAM e interna — são as memórias-chave, as principais, em um celular. Mas, diga-nos: você realmente conhece a funcionalidade de cada uma delas? A primeira irá armazenar todos os arquivos que são utilizados pelo aplicativo. Isso significa que, caso seja pequena, o desempenho será afetado, com resultado menos eficiente. Assim, o aparelho apresenta-se mais lento com grande regularidade e pode travar sem motivo aparente e com bastante frequência.

Por causa desse aspecto, é preciso levar em conta sua rotina de uso do celular. Se no seu dia a dia você utiliza muitos aplicativos, é melhor evitar os modelos que tenham 1 ou 2 GB de RAM. Nessas situações, a sua experiência será mais agradável e sem incômodos com celulares que tenham ao menos 8 ou 12 GB de RAM.

Memória interna

Muito bem! O que é, então, de fato, essa tal de memória interna? Ela é a peça onde ficam salvos o sistema operacional, os aplicativos instalados e outros arquivos pessoais, incluindo músicas, fotos, vídeos e históricos de conversa, para citar alguns exemplos.

Portanto, nesse sentido, você deve levar em conta a quantidade de informações que são trocadas e armazenadas no aparelho atualmente. Para evitar problemas, o ideal é que o aparelho tenha pelo menos 32 GB de memória interna, sendo que aqueles com 64 GB são escolhas mais seguras e com menos chances de dar dor de cabeça. Entretanto, caso um aparelho dessas configurações esteja fora do seu orçamento atual, reflita sobre a opção de comprar um modelo em que seja possível inserir um cartão de memória SD adicional. 

Câmera

Sabe uma verdade universal: não há quem não queira ter um celular equipado com uma câmera eficiente e de extrema qualidade, certo? Entretanto, compreenda que, ao comparar esses itens, é imprescindível analisar não somente os megapixels. Esse número, muito divulgado, só serve para indicar que, quando a foto for ampliada, ela terá uma melhor resolução — mesmo assim, o ideal é contar com um smartphone que tenha ao menos 8 MP na câmera traseira.

Aqui, a abertura de foco é um elemento primordial e indispensável de ser analisado. Quanto menor ele for, mais a luz passa por dentro do sensor, o que indica que a qualidade da imagem será superior. De modo geral, vale a pena escolher smartphones que tenham abertura de foco de 1.7 e 1.8. Deseja produzir vídeos de qualidade máxima, fluidos e com resolução de imagem incrível? Busque um aparelho capaz de filmar, por segundo, em 60 frames e qualidade 4K.

Bateria

Você com certeza não vai querer utilizar um aparelho que a bateria acaba quando mais precisar. Sendo assim, atente-se e tenha muito cuidado ao analisar as baterias dos exemplares que você está cogitando adquirir. Foque nos smartphones que tenham bateria de alta duração para mais conforto e menos preocupação.

Como fazer essa avaliação? Preste atenção aos miliampères (mAh), que indicam a capacidade de carga do celular. Quanto maior for o valor, maior será a capacidade de energia armazenada, resultando em usos mais longos sem a necessidade de carregar. Em muitos casos, é recomendado contar com aparelhos que tenham ao menos 4500 mAh de capacidade.