A importância de uma vida ativa: como incluir atividades ao ar livre no seu dia a dia

Sozinho ou acompanhado, saiba o que você pode fazer para incluir atividades físicas na sua rotina
Apesar de a importância das atividades físicas ser frisada repetidas vezes, muita gente ainda tem dificuldade de incluir exercícios na rotina. Quando se fala nisso, muitos pensam de cara na academia, mas uma vida ativa e com mais energia não precisa se resumir às atividades que você faz em um local fechado. Você já considerou que também pode se exercitar ao ar livre?
Portanto, durante sua pesquisa sobre apartamento para comprar no Rio de Janeiro, é preciso levar em conta a proximidade com locais que possibilitam a realização de atividades ao ar livre. Neste texto, entenda melhor o que você pode fazer para incluir diferentes atividades físicas ao ar livre na sua rotina.
Caminhada e corrida
Os maiores exemplos de atividades ao ar livre que existem são a caminhada e a corrida. Além de não custar nada, a caminhada é excelente para quem está começando, ajudando a pessoa a ganhar ritmo e sair do sedentarismo sem oferecer riscos à saúde. Pelo contrário: o hábito é fundamental para fortalecer os músculos, melhorar a circulação sanguínea, combater a osteoporose e melhorar a resistência muscular — e pode ser praticada por todas as idades!
A corrida é indicada para atletas com um pouco mais de experiência, mas é igualmente importante e bem-vinda. Ela ajuda no controle do peso, diminui a pressão arterial, melhora a saúde cardiovascular, reduz o risco de doenças crônicas (como AVC e infarto), além de melhorar o humor e combater a depressão e a ansiedade.
Andar de bicicleta
De modo semelhante, a bicicleta é mais uma atividade maravilhosa que você pode fazer ao ar livre. Ela trabalha o corpo todo, desenvolvendo sobretudo os membros inferiores, quadríceps, abdômen e também o sistema cardiorrespiratório. Quanto mais você pedala, mais fôlego e disposição você acumula, sendo que esses são benefícios que você pode desfrutar em diversos campos da sua vida.
Essa atividade também pode ser praticada tanto sozinho quanto em grupo. Para ter mais segurança, não se esqueça de utilizar todos os equipamentos necessários (como capacete, cotoveleira e joelheira) e certifique-se de que você irá pedalar em uma região conhecida, com a qual você já está familiarizado, o que reduz as chances de se envolver em acidentes.
Praticar esportes coletivos
Em muitos casos, a pessoa não tem uma vida ativa por falta de motivação. E essa motivação pode ser justamente a chance de socializar com outras pessoas durante a prática esportiva. Então, por que não reunir amigos ou familiares para praticar um esporte coletivo?
O lado positivo é que existem diversas opções capazes de atender os mais variados gostos. Futebol, vôlei de praia, basquete, tênis e até mesmo a boa e velha queimada. Como é preciso ter um certo número de jogadores para que as partidas aconteçam, o ideal é criar um grupo para facilitar esses encontros e organizar os dias e horários para as atividades.
Só não se esqueça de se preparar adequadamente para fazer esses esportes. Além das roupas adequadas e da garrafinha d’água, também é fundamental passar protetor solar caso pratique exercícios durante o dia. Procure conhecer também as regras do parque ou da praia onde seu grupo pretende se reunir — em alguns casos, será preciso reservar o espaço com antecedência para garantir a realização das partidas.
Praticar yoga
Uma das vantagens da yoga é a sua versatilidade, uma vez que ela pode ser praticada em casa, em um estúdio ou mesmo ao ar livre. Assim, você pode considerar realizá-la em um parque, por exemplo, sendo essa uma ótima forma de exercitar tanto o corpo quanto a mente.
Pelo lado físico, a yoga estimula e trabalha a colocação postural e o alongamento, contribuindo para a redução de dores corporais. Já pelo lado mental, ela é importante para treinar a meditação e o controle dos pensamentos. Isso é fundamental para reduzir os níveis de ansiedade e estresse, além de impactar positivamente no bom humor.
O lado bom é que a versatilidade do yoga também está presente nesse sentido, com modalidades mais voltadas para a parte física, enquanto outras são focadas na saúde mental. Assim, o praticante pode procurar realizar aquela que se sente melhor e proporciona mais resultados positivos para a saúde. Em todo caso, o contato com a natureza é vantajoso por potencializar os benefícios do exercício e aumentar a sensação de bem-estar.