Acre propõe eSports como disciplina extracurricular em escolas

Com o avanço da tecnologia e das competições de jogos virtuais no Brasil, cada vez mais fortes no setor, o Acre busca inovar e propõe deixar eSports como disciplina extracurricular nas escolas.

A inclusão da atividade como extracurricular pode contribuir para crescer também a visibilidade do setor, já que os eSports ganham espaço na Betnacional e em outras plataformas especializadas. Aposta é assunto para adultos.

A Federação Acreana de Games e Tecnologia elaborou a proposta, que foi apresentada à Aleac pelo deputado estadual Fagner Calegário. O objetivo também é inserir jogos eletrônicos nos Jogos Estudantis.

Agora, o Projeto de Lei está em fase de tramitação na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Como é o projeto?

Henrique Álefy, presidente da Federação Acreana de Games e Tecnologia (Fagt), elaborou o projeto de lei e o apresentou ao deputado estadual Fagner Calegário (Podemos), que o protocolou na Casa do Povo.

Os principais pontos são:

  • Implantar o eSports como prática extracurricular no ambiente escolar do Acre.
  • Incluir o eSports na programação oficial dos Jogos Estudantis do estado.
  • Autorizar as escolas a realizarem eventos externos de capacitação e torneios de eSports em parceria com outras instituições de ensino e com o setor privado.
  • Possibilitar que órgãos públicos firmem parcerias com empresas e entidades privadas para garantir recursos destinados à infraestrutura e à logística necessárias para o desenvolvimento dessas atividades.

No texto de justificativa do Projeto de Lei, os apoiadores destacam que o setor é um dos segmentos mais promissores da economia digital e, com isso, pode oferecer oportunidades profissionais.

“Além do aspecto educacional, o setor de games e eSports se destaca como um dos segmentos mais promissores da economia digital, oferecendo múltiplas possibilidades de atuação profissional. Dessa forma, a iniciativa não apenas incentiva a prática esportiva, mas também contribui para a inserção dos jovens no mercado de trabalho e nas diversas áreas da indústria da tecnologia, como programação, design, produção de conteúdo e gestão de eventos”, diz um trecho.

Em 2024, o Acre sancionou uma lei que regulamenta os esportes eletrônicos, reconhecendo oficialmente seus praticantes como atletas.

eSports cresceram em todo o mundo

Os eSports, ou se preferir, esportes eletrônicos, cresceram em todo o mundo. O que antes poderia ser encarado apenas como uma opção de entretenimento se tornou profissão, com atletas focados no desempenho.

Dessa forma, várias equipes surgiram e investiram pesado, criando rotinas de treinos diários, preparações com vários profissionais e, claro, desenvolvendo jogadores em diversos tipos de jogos dentro do setor.

De acordo com dados da Pesquisa Game Brasil, três a cada quatro brasileiros jogam games, o que resulta em 74,5% da população. Portanto, com o fácil acesso atual à tecnologia, a maioria pode usufruir dos jogos, além de acompanhar as competições profissionais que acontecem em todo o mundo.

Outro ponto que favorece para o crescimento é a variedade. O eSports conta com vários jogos, como MOBA, FPS, Battle Royale, jogos de luta e simuladores de esportes.

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